Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, seja de maneira individual, como a pé, com bicicletas, motocicletas e/ou carros, seja de maneira coletiva, como ônibus e vans, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. A mobilidade interfere na qualidade de vida da população, sendo necessário articular ações em colaboração com a sociedade, visando a construção de um plano de mobilidade que traga modernização e humanização aos espaços urbanos, garantindo um lugar melhor para viver.
Pensando nisso, nos meses de setembro e outubro, as Escolas Públicas Municipais de Erechim desenvolveram o projeto “Mobilidade Urbana Sustentável”. De acordo, com a secretária adjunta de Educação, Greicimára Zick, o projeto teve como objetivo refletir sobre a temática mobilidade urbana, integrando estudantes e toda a comunidade escolar em ações que contribuem para a conscientização do trânsito, bem como para o estudo e viabilidade da mobilidade urbana no município de Erechim. A proposta surge como uma das ações da Secretaria Municipal de Educação em colaboração ao Plano de Mobilidade Urbana que está em construção para o município.
O projeto desenvolveu ações na Educação Infantil, Ensino Fundamental e no Centro de Educação de Jovens e Adultos. Na educação infantil as crianças participaram de uma hora do conto relacionada ao trânsito. A proposta com as famílias foi uma conversa sobre o trajeto da casa até a escola, suas características, problemáticas e registro a partir de desenho da percepção da cidade no caminho casa/escola. No Ensino Fundamental I, também em parceria com as famílias, realizou-se registros fotográficos dos espaços no entorno da escola ou da casa do estudante. Por sua vez, o Ensino Fundamental II, foi responsável pela criação de músicas e /ou paródias relacionadas ao tema. O Centro de Educação de Jovens e Adultos produziu um curta-metragem, trazendo reflexões sobre a Mobilidade Urbana abrangendo diferentes locais do município de Erechim, clique aqui e assista.
“O projeto buscou integrar escola e família na reflexão sobre o trânsito e a estrutura urbana, trazendo contribuições e constatações importantes para a efetivação Plano de Mobilidade Urbana em Erechim. Os estudantes envolveram-se nas diferentes atividades, aprenderam e ainda exerceram a cidadania, refletindo e dialogando sobre o local em que vivem e que desejam viver”, pontua a secretária adjunta.