Na última sexta-feira (21), 700 estudantes envolvidos no Programa de Educação Integral Castelinho, que desenvolve atividades no contra turno aos estudantes do Ensino Fundamental e no turno escolar para Educação Infantil, com projetos de banda escolar, basquete, dança gaúcha, dança livre, futsal, handebol, inglês, karatê, robótica teatro, voleibol, musicalização, vivências e práticas corporais.
“Os estudantes da estiveram muito empenhados e envolvidos nos ensaios semanais, montagem de cenário, preparação dos figurinos e contaram com ajuda de funcionários da escola na preparação do cenário. Percebemos uma grande evolução no desempenho dos alunos a partir do momento em que lhes foi dado o desafio de estarem apresentando fora da escola e em um evento municipal”, comenta o professor comunitário, Carlos Meneguzzi.
“Parebenizo a iniciativa de um evento onde estudantes possam mostrar sua dedicação, empenho e talento perante as modalidades que o programa propõe. Acho de grande importância termos esses encontros com as escolas locais para, além de mostrar o que o programa desenvolve e valorizar tanto os estudantes quanto os profissionais, ter essa troca entre estudantes, conhecendo e interagindo com outras escolas, tendo momentos para lembrar e apreciar, ver a energia lá em cima a cada apresentação. Também parabenizar aos envolvidos e o evento em si pela sua organização e desempenho”, exalta o professor de dança, Jonathan Rosciolli.
A Mostra Castelinho 2022 aconteceu no Centro Cultural 25 de Julho e foi acompanhada por autoridades e a comunidade escolar. No turno da manhã, as estudantes da EMEF Othelo Rosa realizaram uma apresentação de Ballet, atividade com a orientação da professora Jacqueline Mendes do Centro de Belas Artes Oswaldo Engel; os estudantes das EMEF Paiol Grande apresentaram duas músicas em inglês, com a orientação da professora Cristiane Zamadei; os estudantes da EMEF Luiz Badalotti, um teatro com a direção da professora Fernanda Strelin; os estudantes da EMEF Cristo Rei, uma música em inglês com a orientação da professora Daniela Giacomel e do professor Hércules Moreira; os estudantes da EMEF D. Pedro II, uma dança gaúcha com a orientação da professora Vanessa Alberti; as estudantes da EMEF D. Pedro II apresentaram Ballet com a orientação da professora Thaiane Momo; os estudantes da EMEF Caras Pintadas, um teatro com a orientação da professora Fernanda Strelin e os estudantes da EMEF Othelo Rosa, uma dança livre com a orientação do professor Jonathan Roscioli. Já no turno da tarde, as estudantes daEMEF Caras Pintadas, apresentaram jazz, com a orientação da professora Élida Fracaro, do Centro de Belas Artes Oswaldo Engel; os estudantes da EMEF Jaguaretê, uma dança gaúcha, com a orientação da professora Tatiana Trindade; os estudantes da EMEF Cristo Rei apresentaram uma música em inglês com a orientação da professora Daniela Giacomel e do professor Hércules Moreira; os estudantes da EMEF D. Pedro II, um teatro com a orientação da professora Fernanda Strelin; os estudantes da EMEF Paiol Grande, uma dança gaúcha com a orientação da professora Tatiana Trindade; as estudantes da EMEF D. Pedro II, uma dança livre com a orientação do professor Jonathan Roscioli; os estudantes da EMEF Luiz Badalotti apresentaram um teatro com a orientação da professora Fernanda Strelin; os estudantes da EMEF Othelo Rosa, uma dança gaúcha com a orientação da professora Tatiana Trindade; os estudantes da EMEF Caras Pintadas apresentaram uma dança livre com a orientação do professor Jonathan Roscioli.
Conforme a secretária adjunta de Educação, Greicimára Zick, a Mostra Castelinho é uma forma de incentivar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades em atividades artísticas. “Aqui podemos assistir o esforço e o desenvolvimento dos nossos estudantes na área artística. O Programa Castelinho tem um grande número de atividades e ao todo atende mais de 4.500 estudantes de todas nossas Escolas Municipais”, comentou a secretária adjunta.