Na segunda-feira (4), o prefeito de Erechim Luiz Francisco Schmidt e o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, representando a Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU, participaram de uma reunião, no Polo de Cultura, em que foi apresentado o projeto de viabilidade para retomada de voos comerciais no aeroporto Comandante Kraemer de Erechim.
A proposta foi apresentada por Giovanni Menegazzo, da GM Consultoria Empresarial. De acordo com ele, ficou acertado uma nova reunião para apresentação do plano de viabilidade financeira, além de uma demonstração da proposta aos prefeitos da Amau. Segundo Menegazzo, a estimativa de investimento visando adequações no aeroporto de Erechim varia entre R$ 6 a R$ 8 milhões, para ampliação da pista e do terminal, além de outras medidas necessárias para regulamentar e atender as normas. Durante a reunião, todos explanaram sobre a necessidade de Erechim voltar a dispor de voos e o consultor também relatou que há interesse das companhias aéreas em oferecer o serviço no aeroporto do Alto Uruguai.
Representando a AMAU, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional. “Com o funcionamento do aeroporto, facilitam os deslocamentos, o crescimento e aproximação dos mercados, surgimento de novas oportunidades de negócios e o desenvolvimento do turismo. Por isso, vamos unir esforços e buscar investimentos para adequar o aeroporto”, afirmou o prefeito Marcelo.
Os voos regulares comerciais no aeroporto Comandante Kraemer deixaram de ser realizados desde o segundo semestre de 2013.
Os secretários municipais de Administração Valdir Farina, de Desenvolvimento Econômico Altemir Barp, e de Meio Ambiente Cláudio Silveira também participaram, assim como empresários, o vice-presidente da Cotrel, Nelson Girelli, que esteve representando a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie) e o presidente do Sindicato Rural João Picoli.
Foto/texto: www.pmerechim.rs.gov.br