Através da contratação de estudo para diagnóstico de áreas potenciais para criação de parque municipal, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, definiu a localização ideal para sua implantação.
Cristiano Moreira, secretário da pasta de Meio Ambiente, destaca a relevância de um projeto técnico que ofereça a comunidade as demandas há muito existentes como, por exemplo, uma área com aproximadamente cinco vezes mais vegetação que o Parque Longines Malinowski, vegetação esta em estágio avançado e de extrema exuberância.
A tomada de decisão foi baseada no estudo técnico entregue, com critérios ambientais detalhados. A Unidade de Conservação será concretizada abrangendo o potencial cênico da região Norte de Erechim, além de integrar questões socioambientais e turísticas, respeitando a natureza existente.
A área preservada será adquirida a partir de um percentual do valor total que será levantado no processo de leilão de áreas verdes que não cumprem papel ambiental no município.