A mediação do debate ficou a cargo do vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda (presidente da AMAU), que coordena a comissão de prefeitos sobre o tema
Com a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, a Famurs promoveu nesta quinta-feira, dia 31/08, na Casa Famurs na Expointer, encontro dos gestores dos municípios sem acesso asfáltico. No total, 28 cidades ainda aguardam investimentos em pavimentação em rodovias estaduais do interior gaúcho. A mediação do debate ficou a cargo do vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda (presidente da AMAU), que coordena a comissão de prefeitos sobre o tema. O coordenador do Gabinete de Articulação dos Municípios do Estado, Salmo Dias de Oliveira, também participou do encontro.
O presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, reforçou o apoio da entidade aos prefeitos que buscam consolidar investimentos do governo do Estado nas vias de acessos aos municípios. “Os acessos são fundamentais para alavancar o crescimento regional e estimular a economia. O asfalto melhora o escoamento da safra agrícola, assim como representa uma infraestrutura essencial para estimular o turismo, outro setor potencial para geração de emprego e renda”, afirmou Orsi.
Para o vice-presidente da Famurs e presidente da AMAU, Marcelo Arruda, o desafio é vencer essa burocracia. “Nosso movimento ocorre desde de 2019. Temos confiança no governo, que tem anunciado e concluído os compromissos firmados. São obras que mudam a vida das pessoas. Convivemos com a ansiedade dos prefeitos. Pedimos apoio para que 18 municípios concluam as atualizações dos projetos”, defendeu Marcelo.
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, ressaltou que o governo tem intensificado o trabalho de conclusão dos acessos asfálticos no Estado. “Na última gestão do governador Eduardo Leite, foram investidos mais de R$230 milhões com recursos do caixa do Estado nos acessos. A cifra é duas vezes maior do que a média nos últimos dez anos”, destacou. Afirmou ainda que a meta do governo estadual é ter 100% dos acessos concluídos ou em fase de conclusão com, no mínimo, 80% desses acessos finalizados, entregues à sociedade gaúcha.
De acordo com dados fornecidos pelos gestores municipais para a área técnica da Famurs, e atualizadas de acordo com informações da Secretaria Estadual de Logística e Transportes e do DAER, 44 municípios não possuem acesso asfáltico. Destes, 16 estão com a obra de pavimentação do acesso em andamento. Outros 10 municípios estão com projetos aprovados e recursos previstos pelo programa Avançar, aguardando o início das obras. Com projetos em fase de atualização ou transferência de contrato encontram-se 18 municípios gaúchos.
No Alto Uruguai, vários municípios estão em obras e faltam ainda quatro para iniciarem: Benjamin Constant do Sul, Entre Rios do Sul, Faxinalzinho e Quatro Irmãos.
Arruda ressalta que “o governo do RS, tem a previsão, até final de 2026 ter 80% das obras concluídas”.
Foto 1: Vice-presidente da Famurs e presidente da AMAU, Marcelo Arruda: “Temos confiança no governo, que tem anunciado e concluído os compromissos firmados”
Foto 2: Praticamente todos os municípios sem acessos asfálticos participaram da reunião
Foto 3: O governo do RS, tem a previsão que até final de 2026, em torno de 80% das obras sejam concluídas
Crédito fotos: Divulgação/Famurs