O grupo de trabalho que está tratando da questão dos pequenos hospitais, formado pelos municípios de Jacutinga, Três Arroios, Áurea, Itatiba do Sul, Gaurama e Erval Grande, esteve reunido na quarta-feira, 26 de julho, para decidir e encaminhar a proposta da AMAU ao Governo do Estado.
Os prefeitos de Três Arroios, Lírio Zarichta e de Áurea, Antonio Jorge Slussarek apresentaram o que foi tratado na reunião em Porto Alegre, onde os mesmos estiveram reunidos com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.
Após ampla discussão, foi feito um ofício e será encaminhado ao presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde da AMAU, solicitando que no Congresso do COSEMS RS 2017 em agosto seja defendido pela região, “que os municípios de Jacutinga, Três Arroios, Áurea, Itatiba do Sul, Gaurama e Erval Grande, que possuem pequenos hospitais não concordam com a proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde e querem manter nestes municípios as internações hospitalares; que os municípios não concordam em realizar a vistoria destes hospitais via vigilância sanitária municipal; que seja apresentada uma nova política/proposta de um meio termo entre o modelo PADU (Pronto Atendimento de Urgência) e o modelo Hospital”.
Segundo o presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, em contato com a Famurs, vão associar este tema com outros municípios do Estado. Enfatizou que não podemos abandonar essa proposta e queremos garantir que os pequenos hospitais nos municípios de pequeno porte tenham esta unidade de saúde, este atendimento, que seja mais amplo do que as UBS (Posto de Saúde). Queremos garantir as internações, principalmente pela questão da população da terceira idade.
Participaram da reunião o presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin; prefeito de Gaurama, Leandro Puton; Três Arroios, Lírio Zarichta; secretários municipais da Administração e Saúde de Itatiba do Sul, Célio Fiabani e Adriana Stalchelski e o coordenador Adjunto da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ivan Devensi.