Nesta terça feira (5), o diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Jackson Arpini, manteve audiência com o coordenador Regional de Saúde, Mário Ceron, oportunidade em que entregou documentação relacionada a habilitação de novos serviços ao hospital regional.
Conforme explica Jackson Arpini, com o lançamento do programa Assitir, por parte do Governo do Estado, que alterou a metodologia de repasses dos recursos estaduais aos 200 hospitais do Estado, o novo regramento versa que o repasse se dá mediante serviços, critérios e indicadores.
Após avaliação da documentação, a direção e equipe técnica entendem que tem plenas condições de habilitar mais três serviços, o que pode resultar num repasse maior a instituição de saúde.
Na documentação, o hospital de caráter local, regional, macrorregional e estadual faz as devidas considerações com relação a cada serviço, apresentando as justificativas e observando o novo regramento.
Para o diretor Executivo da FHSTE, o Santa Terezinha foi inicialmente contemplado com recursos do programa Assitir, mas pelos serviços prestados o hospital deve avançar nessa direção.
A matéria será avaliada a nível local e seguirá para tramitação junto a Secretária Estadual de Saúde, no Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE).
Na semana passada quando o diretor Executivo cumpriu agendas em Porto Alegre, manteve encontro com a diretora do DGAE, Lisiane Fagundes, para tratar, entre outros, desse tema.
“Estamos buscando habilitar novos serviços, para que consigamos ampliar o repasse de recursos financeiros dos entes parceiros, seja União e Estado. Apostamos firmemente nas parcerias, porque a nossa Casa de Saúde atende na totalidade o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS”, finaliza Arpini.