Nova Escola Maria Clara, UBS Escola do bairro Progresso, CRAS Itinerante, Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, trilhas ecológicas do Parque Municipal Longines Malinowski, Parque do Arvoredo, Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, nova sede do CEJA e a usina de asfalto quente. Essas são as metas do programa Investe + Erechim para 2022, nove obras importantes em áreas estratégicas da educação, saúde, infraestrutura e lazer.
Conheça, a seguir, um pouco mais de cada um destes investimentos do programa Investe + Erechim. “Todos estes investimentos têm grande impacto humano, social e econômico, e, eles visam por essência, melhorar a qualidade de vida dos erechinenses”, afirma o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
E, acrescenta, “são nove obras fundamentais, em áreas prioritárias, que olham a cidade como um todo, e serão entregues nos próximos 6 meses pelo programa Investe + Erechim, para melhorarmos a qualidade de vida da nossa população”.
1- Nova Escola Maria Clara
A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara terá capacidade para cerca de 100 crianças e vai ampliar o número de escolas e atendimentos naquela região, que nos últimos anos, vem crescendo significativamente. Obra que há muitos anos está para ser finalizada
2 – UBS Escola do bairro Progresso
A UBS Escola do Bairro Progresso vai receber mais de R$ 5 milhões em investimentos. Será espaço moderno para saúde pública que vai atender cerca de 20 mil pessoas e ampliar as ações de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Terá 1.528,08 metros quadrados e está estruturada para ter todas as especialidades médicas, 20 consultórios, salas para farmácia, curativo, coleta, vacinação, reuniões, esterilização, duas alas para observação com dez leitos, banheiros com acessibilidade, capacidade para 100 cadeiras de espera, estacionamento e depósito.
3 – CRAS Itinerante
O CRAS Itinerante é um projeto de extensão que vai ampliar o trabalho que já vem sendo realizado pela Assistência Social nos CRAS de Erechim. Ele vai visitar, periodicamente, bairros, distritos e demais localidades do município, e vem para ampliar os serviços, auxiliar as pessoas que não conseguem se deslocar até os CRAS.
4 – Distrito Industrial Giácomo Madalozzo
O Distrito Industrial Giácomo Madalozzo está localizado no bairro Industrial Davide Zorzi, vai disponibilizar 39 lotes para ampliação ou instalação de novas empresas em Erechim, e tem previsão de gerar 2 mil novos postos de trabalho.
5 – Trilhas ecológicas do Parque Municipal Longines Malinowski
As trilhas ecológicas, com cerca de 1400 metros de extensão e 2 metros de largura, dentro do Parque Municipal Longines Malinowski, foram projetadas para delimitar o espaço de uso dentro do parque e auxiliar na conservação da vegetação sem prejudicar a caminhada e a contemplação da natureza. Os jardins foram revitalizados. Está em execução a sinalização de orientação, placas que mostram o que é permitido e o que é proibido fazer dentro do parque. Em 30 dias, será substituída toda iluminação interna e externa para LED.
Este é o primeiro projeto concluído de toda a requalificação do parque municipal, um espaço único, no centro de Erechim, para se exercitar e curtir a natureza e respeitando o meio ambiente. Posteriormente, as trilhas serão interligadas aos futuros terraços de madeira (decks) e guaritas, monitoradas por 26 câmeras de videomonitoramento internas. As guaritas terão câmeras com identificação facial e contagem do fluxo de pessoas.
6 – Parque do Arvoredo
O Parque do Arvoredo, localizado no Loteamento Arvoredo, faz parte de um projeto moderno concebido para atender a demanda de espaços públicos e de convívio social nos bairros. Ele terá o maior playground (parque infantil) de Erechim, área superior a quatro campos de futebol e opção de lazer para cerca de 15 a 20 mil pessoas. Pista de caminhada com mais de 1500 metros de pavimentação, guarita, quadras poliesportivas, paisagismo, bosques e quiosques com churrasqueiras. Obra que rompe com a falta de investimentos das últimas décadas em novos espaços públicos.
7 – Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin
O Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin é uma solicitação antiga da população erechinense que agora é realidade. Outro grande espaço de lazer, será utilizado para educação por 18 escolas municipais, contraturno do programa Castelinho, prática de esportes, realização de eventos e shows e terá capacidade de receber cerca de 5 mil pessoas, num ambiente amplo, seguro e confortável.
8 – Nova sede do CEJA
A sede própria do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) vai ficar junto ao ginásio municipal e atenderá em torno de 300 estudantes. O novo espaço, totalmente, reestruturado terá 5 salas, biblioteca, sala de professores, banheiros, salas de coordenação e direção, e vai oferecer as condições necessárias para um melhor processo de ensino e aprendizagem.
9 – Usina de asfalto quente
As máquinas da usina de asfalto quente (CBUQ) serão instaladas na Central de Britagem, localizada na Linha São João Giaretta, às margens da rodovia BR 153 (Transbrasiliana). Os equipamentos terão capacidade de produzir até 60 toneladas por hora de massa asfáltica, quantidade que vai atender a demanda do município, reduzir os custos, diminuir significativamente a manutenção, permitir que se faça trabalhos mais rápidos e com qualidade muito maior.