Com a progressiva volta das atividades, e sempre seguindo os protocolos vigentes de prevenção a covid-19, Mariano Moro realizou no último fim de semana, dias 12 e 13 de fevereiro, a 87ª (octogésima sétima) edição da Romaria em honra a Nossa Senhora de Lourdes e as Capelinhas na Gruta de Mariano. O evento é símbolo da fé Marianense, e uma das mais belas romarias realizadas no sul do país.
Seguindo a fé e a tradição, a festa teve preparação com as noites de novena, que neste ano, foram realizadas uma em cada comunidade do município. No sábado (12), foi servida a tradicional sopa de mondongo. E a noite foi celebrada missa na gruta, e neste momento de fé, também a última noite da novena em preparação a festa de domingo.
No domingo (13), foi o dia da grande festa. Pela manhã, a procissão acompanhada da imagem da Nossa Senhora de Lourdes contou com a caminhada dos romeiros, logo após, foi celebrada a santa missa pelo Pe. Paulo Caovila, ministros, equipe litúrgica e de cantos, sendo a última missa da romaria da gruta presidida pelo Pe. Paulo como pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Mariano Moro.
O almoço foi marcado por uma deliciosa churrascada, com serviço completo de copa e cozinha. E a tarde foi realizada a benção da saúde e de objetos religiosos, também na oportunidade, foi realizado sorteio de rifa com números que foram disponibilizados em Mariano Moro.