Foi realizada na manhã desta terça-feira, 08 de maio, uma reunião para tratar sobre os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs), na sede da Famurs em Porto Alegre. O encontro reuniu prefeitos das 27 Associações Regionais do Estado.
A preocupação dos gestores é com a manutenção dos serviços hospitalares para atendimento ao usuário.
O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, que representou a AMAU, ao apresentar a situação dos Hospitais da região, reiterou a necessidade de uma ação urgente e em conjunto para manter aberto e atendendo os pequenos hospitais.
– Ainda, Bordin destacou que está agendada uma audiência com o secretário de Saúde do Estado nesta quarta-feira, 09/05, justamente para tratar desta questão. “Queremos pedir ao Governo para anular esta portaria que cria algumas regras, que não permite os pronto atendimentos de urgência, hospitais de pequeno porte, façam internações por um prazo superior a 24 horas”.
De acordo com o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, é importante uma reavaliação do governo sobre o tema. “A saúde é o bem maior de qualquer cidadão e deve ser prioridade do governo do Estado em dar subsídios e incentivos para a descentralização dos serviços, diminuindo a ambulancioterapia e facilitando o acesso da população aos serviços hospitalares”, concluiu o dirigente.
Durante o encontro foram abordados diversos temas para avaliação dos Hospitais de Pequeno Porte, que possuem menos de 50 leitos, considerando que são de extrema importância para o acesso qualificado na atenção básica e nos serviços de média complexidade. Foi constituída, ainda, uma comissão de prefeitos para tratar sobre o tema.