Esteve na região nesta quinta-feira,23, o secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, que ouviu prefeitos, sobre as dificuldades do momento
Nesta quinta-feira, 23, esteve no Alto Uruguai, o secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, visitando o Alto Uruguai, em alguns municípios atingidos pelas enchentes, para agilizar recursos.
Na parte da manhã esteve em Itatiba Sul, onde foi recebido pelo prefeito Valdemar Cibulski, que foi o responsável por mediar a vinda do governo federal para a região. Após, o secretário esteve em Barra do Rio Azul, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas. Foi recebido pelo prefeito Marcelo Arruda, que também é o presidente da AMAU.
Na parte da tarde, a agenda foi com os prefeitos do Alto Uruguai, na URI Erechim. O secretário Maneco Hassen, recebeu um material elaborado pela AMAU, com imagens dos estragos causados pelas enchentes, nos 32 municípios da região, e levantamento dos prejuízos e decretos de emergências.
A apresentação foi feita pelo presidente da AMAU, Marcelo Arruda, que mostrou individualizado, quanto os municípios perderam, e na soma geral chega a R$ 402 milhões: “parece pouco, de um a um, mas no final dá quase meio bilhão e esses valores podem subir ainda”, sublinhou.
O ofício que é endereçado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, elenca as demandas do Alto Uruguai Gaúcho, em função das severas chuvaradas e tempestades:
1.Auxílio financeiro para contratação de horas máquinas para recuperação das estradas rurais;
2.Ajuste da Medida Provisória nº 1.189, de 27 de setembro de 2023, para que empresários, MEI, ME e EPP possam acessar linhas com juro zero, carência de 24 meses e 36 meses para pagar;
3.Que o Decreto 11.730 de 09/10/2023 seja ampliado para todos os desastres naturais com situação de emergência até dezembro;
4.Linhas de subsídio de 50% para financiamentos agrícolas que terão novas perdas.
O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, reforçou para o representante do governo federal a união da região em várias frentes, e que se acentuou com os estragos causados pelas fortes chuvas: “aqui não olhamos para partidos, e estamos sempre prontos para nos ajudar mutuamente. Aqui o P é de pessoas e não partidos”.
O vice-presidente da AMAU e prefeito de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski, um dos responsáveis pela agenda do secretário no Alto Uruguai, usou a palavra e seguiu na mesma linha de Arruda, que o Alto Uruguai não vê partidos e sim o interesse coletivo.
O presidente da Associação, Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Darlan Dalla Roza, solicitou ao representante do governo federal, que se amplie legislação, para equipar melhor a Defesa Civil, já que os efeitos climáticos severos, tende a ser permanente.
A FETRAF-RS também participou da reunião. O coordenador geral, Douglas Cenci, entregou ao secretário Maneco Hassen, ofício com as demandas da agricultura familiar.
Após ouvir os prefeitos e assistir à apresentação da AMAU, relacionados aos estragos deixados pelas chuvas, o secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, relatou o que os municípios precisam fazer para acessarem recursos para ajudar na reconstrução: “o melhor caminho é via Defesa Nacional. Mas para agilizar preencham corretamente os planos de trabalho. Tem municípios que em 48 horas estava com o dinheiro na conta. E o presidente Lula disse que não faltará dinheiro para a Defesa Civil, mas cabe aos prefeitos estarem atentos a toda a documentação”.
———-
Crédito foto: Divulgação