Com a intenção de reativar o Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai – CIRAU, foram convidados para reunião os municípios sócios. Na pauta, a situação que se encontra o Consórcio, os assuntos que já foram encaminhados, o que foi feito até o momento, onde se conseguiu evoluir e ouvir sugestões para as próximas medidas. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, 16, na sede administrativa da AMAU com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e o jurídico da AMAU.
O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, pediu a atenção e o comprometimento de todos para que aqui na região tenha um Consórcio para atender vários setores, seja aquisições de medicamentos, pneus, entre outros. Também para de forma organizada o Consórcio contar com o serviço e orientação da inspeção sanitária. É lamentável a situação que se encontra, mas vamos buscar a união de todos para que haja essa mobilização e a reativação deste Consórcio. Primeiro para honrar os compromissos pendentes que não são poucos e atender de outra forma os demais serviços.
O jurídico da AMAU, Abrão Safro, explicou os andamentos dos contatos e encaminhamentos que foram feitos, referentes a débitos e pedidos de desligamentos. Também, explanou toda situação que envolve o Consórcio, tanto para pagar, quanto para receber.
Após as colocações, os prefeitos se manifestaram, cada um expressando a sua opinião da importância do Consórcio, da situação que se encontra, decisões em conjunto, manter a união e os próximos encaminhamentos.
Por fim, ficou decidido que os municípios sócios do Consórcio serão convocados para a Assembleia Extraordinária a ser realizada no dia 1º de setembro.