A comitiva do Norte do Estado formada por prefeitos das regiões da AMAU (Alto Uruguai) e AMPLA (Planalto) e o Comitê Executivo em prol das BRs 153 e 285, foi recebida pelos Ministros Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na segunda-feira, 21, no Palácio do Planalto em Brasília.
A reunião contou, além dos prefeitos, com o Deputado Federal, Darcísio Perondi, Deputados Estaduais, Vilmar Zanchin, Ronaldo Santini, Gilberto Capoani, Gilmar Sossela, presidente do Comitê e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza e o presidente do Corede Norte e diretor-geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado.
Em pauta a pavimentação de um trecho de 68 km na BR 153, rodovia Transbrasiliana, como é conhecida, que tem 4.355 km, começa em Marabá no estado do Pará, mas só este pequeno trecho no Rio Grande do Sul ainda não foi pavimentado.
Os prefeitos apresentaram aos Ministros a importância da rodovia para a região Norte. Após as várias manifestações, o Ministro informou que irá interceder para que ocorra a viabilização orçamentária para execução do projeto. Segundo, Eliseu Padilha, após a execução do projeto num cenário otimista até final de 2018 este acontecerá.
A comitiva da AMAU e da AMPLA ficou muito feliz, pois foi a primeira conquista, a colocação de recursos para licitação do projeto, o qual está orçado em aproximadamente 5 milhões.
Os prefeitos da AMAU que estão em Brasília, o vice-presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski; Ipiranga do Sul, Mário Ceron; Erechim, Luiz Francisco Schmidt; Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; Sertão, Edson Luiz Rossatto; São Valentim, Cleomar João Scandolara.