A primeira audiência da Comitiva do Norte do Estado que está em Brasília foi na manhã de segunda-feira, 21, no Quartel General do Exército, onde foram recebidos pelo general Daniel de Almeida Dantas, da Chefia da Diretoria de Obras de Cooperação do Exército.
A comitiva é formada por prefeitos das regiões da AMAU (Alto Uruguai) e AMPLA (Planalto) e o Comitê Executivo em prol das BRs 153 e 285. Na audiência entregaram ao Exército uma solicitação de parceria, através do Batalhão Ferroviário para fazer a execução das obras.
Durante o encontro, o general Daniel de Almeida Dantas, informou que “o Exército tem interesse, mas depende do DNIT ter o projeto executivo. Este projeto depende de licitar pelo DNIT, que tem um custo em torno de 5 milhões. Tendo o projeto executivo feito e a obra prevista no orçamento o Exército se coloca a disposição para executar”, afirmou o general Dantas.
O vice-presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, e o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, que representa a AMAU no Comitê Executivo, destacaram que foram bem recebidos e a audiência foi muito positiva. Expressaram ao general do Exército, que a obra de asfaltamento da Transbrasiliana é de extrema necessidade para o desenvolvimento da região Norte. E que a parceria com o Exército é de fundamental importância para execução da obra.
Ainda nesta segunda-feira, estão agendadas audiências com o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva e com o Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha.
Os prefeitos da AMAU que estão em Brasília, vice-presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski; Ipiranga do Sul, Mário Ceron; Erechim, Luiz Francisco Schmidt; Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; Sertão, Edson Luiz Rossatto; São Valentim, Cleomar João Scandolara. Também fazem parte da comitiva, os Deputados Estaduais, Vilmar Zanchin, Ronaldo Santini, Gilberto Capoani, Gilmar Sossela, vereadores e secretários municipais, o presidente do Comitê e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza; o presidente do Corede Norte e diretor-geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado e prefeitos da AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto, região da Produção.