Com o propósito de integrar e unir forças entre os vereadores que compõe os 32 municípios da AMAU, foi realizado na noite de quarta-feira, 26, o II Encontro do Fórum Regional Permanente de Vereadores do Alto Uruguai. O evento reuniu cerca de 150 lideranças no auditório da Casa de Cultura em Mariano Moro.
Os prefeitos de Mariano Moro, Irineu Fantin, de Entre Rios do Sul, Jairo Leyter e de Paulo Bento, Pedro Lorenzi, que representou a AMAU, participaram do encontro e se manifestaram apoiando esta importante união dos vereadores para contribuir e ajudar os prefeitos no desenvolvimento da região.
Os objetivos dos eventos são de levantar os problemas enfrentados pelos municípios da região na busca de benefícios, pois se entende que o Alto Uruguai está esquecido pelas autoridades estaduais, federais e demais órgãos e instituições, devido à escassez de investimentos em total descaso com a região.
Em Mariano Moro, a principal pauta tratou sobre a Infraestrutura. Os municípios sem acesso asfáltico foi o tema em debate, que prejudica o desenvolvimento dos municípios e da região.
Na mesa de debates estiveram presentes, prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin, vice-prefeito, Valdecir Pinto, a presidente da Câmara de Vereadores, Roise Luiz Mattia, presidente da Câmara de Erechim, Alessandro Dal Zotto, Deputado Federal, Carlos Gomes, Deputados Estaduais, Gerson Burmann, Juliano Roso e Sergio Peres, presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Eduardo Predebon e o prefeito de Paulo Bento, Pedro Lorenzi (representou a AMAU).
Também participaram, o prefeito de Entre Rios do Sul, Jairo Leyter, assessores dos deputados, representante da Brigada Militar, Major Wilson Cecconello, chefe da Polícia Rodoviária Federal em Erechim, inspetor Regivaldo Tonon, presidentes dos Legislativos e vereadores.
Sob coordenação do vereador presidente da Câmara de Erechim, Alessandro Dal Zotto, as autoridades presentes na mesa em seus pronunciamentos, parabenizaram os vereadores pelo encontro e destacaram que estes momentos são relevantes para debater as demandas da região e unir forças políticas para buscar soluções e ajudar os prefeitos a alcançar as ferramentas em prol dos municípios.
Os vereadores tiveram a oportunidade de manifestar o seu depoimento sobre a questão dos municípios sem acesso asfáltico, a Transbrasiliana e necessidade urgente de melhorias junto a RS 135. Em uma breve explanação, o Major Wilson Cecconello falou sobre o patrulhamento rural.
Ao final todos saíram com grandes expectativas pela iniciativa de unir os vereadores e trabalhar pela região, “se um ganha, todos ganham”.