Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Saúde do Alto Uruguai, estiveram reunidos na sede Administrativa da AMAU . A pauta única do encontro convocado em caráter extraordinário pelo presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai Beto Bordin, foi a situação financeira do Hospital Santa Terezinha, referência regional no atendimento de alta e média complexidade pelo Sistema Único. Ao inicio da reunião o nosso Presidente destacou a preocupação de ter esta Unidade Hospitalar em condições de atendimento a todos, sabendo ser mais de 70 municípios da região. O prefeito de Erechim Luiz Schmidt, explicou a todos presentes que retornou de Porto Alegre sem nenhuma garantia de que o município irá receber os repasses atrasados do governo do Estado.
Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher e pelo presidente da Fundação Hospital Santa Terezinha, Schmidt iniciou falando sobre a recente audiência na Secretaria Estadual da Saúde, onde foi dialogar buscando regularizar os repasses que periodicamente estão em atraso. No encontro com o secretário adjunto, Francisco Zancan Paz, Schmidt disse que argumentou sobre a necessidade do Estado manter os pagamentos em dia, tanto nas verbas de incentivo bem como para pagamentos de serviços prestados para os municípios.
Nos últimos dois meses, de acordo com informações do presidente Hélio Bianchi, já são mais de R$ 3 milhões acumulados não foram repassados para a fundação que administra a instituição de saúde. O total de atrasos ultrapassa R$ 8 milhões, segundo Bianchi.
Os Prefeitos presentes manifestaram seu apoio a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim para a resolução do problema, sabendo e respeitando as dificuldades que o Estado enfrenta nestas equações, mas que visam sempre a garantia do serviço de saúde para a região, querem sim achar uma solução conjunta. Estão no aguardo da agenda do Governador e também do secretario do estado da Saúde e da Fazenda para receber a comitiva dos 32 municípios e de outras entidades, tentando construir um calendário para resolver esta situação.
O encaminhamento referente a este assunto foi a elaboração um ofício endereçado ao Governo do Estado solicitando em caráter de urgência uma audiência coletiva dos prefeitos com o governador José Ivo Sartori. O Presidente da Amau, Beto Bordin, orientou os demais prefeitos para que reforcem o pleito junto aos deputados estaduais de seus respectivos partidos para que participem da audiência.
O Presidente Beto abriu a palavra para outros assuntos para serem aprofundados em uma próxima reunião. O Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, falou sobre a expansão da malha ferroviária. O Prefeito de Erval Grande, Agostino Sinski, explicou a todos sobre as Aposentadorias dos Servidores públicos.
Fotos: Antonio Grzybowski