Na manhã de quarta-feira, 05 de julho, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin e o representante da AMAU no Comitê Técnico Setorial da Agricultura, prefeito de Três Arroios, Lírio Zarichta estiveram na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação para tratar com o secretário Ernani Polo e técnicos da área vegetal sobre o trânsito interestadual de citros.
Os prefeitos da região solicitam a prorrogação da implantação da Instrução Normativa nº 37, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que trata sobre o regramento do trânsito interestadual de Citros, que entra em vigor em setembro, para que ela seja adiada, possibilitando que todos os procedimentos de adequação necessários sejam efetuados em tempo hábil.
De acordo com o documento entregue ao secretário, o pedido de prorrogação se justifica pelo fato de que 2 mil pequenos produtores rurais e familiares precisam se enquadrar nas novas regras diante da proximidade da safra, fazendo com que as transportadoras não poderão lacrar a carga, pois entregam em vários estabelecimentos e ainda existe a deficiência de pessoal técnico para a emissão de CFO e CFC e ainda não há na IN normas específicas para produção, desinfecção e transportes de orgânicos.
Para o presidente AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, neste momento é importante uma tempo maior para os citricultores se adaptarem, porque a partir desta nova normativa os produtores não serão mais penalizados devido à presença de plantas com cancro cítrico nas propriedades e sim caso ocorra à comercialização de frutos com sintomas da doença.
O prefeito de Três Arroios, Lírio Zarichta, falou que hoje os municípios e os produtores ainda não estão preparados para esta nova legislação. Então para não termos problemas e uma melhor adequação é necessário à prorrogação do tempo que tem a data de prazo no dia 05 de setembro. Na oportunidade, o prefeito Lírio, citou o exemplo do seu município que está construindo uma Central de Beneficiamento e Armazenagem de frutas cítricas que será edificada em prédio de 700 m², onde irá abrigar uma classificadora, lavadora, polidora de frutas cítricas, além de, duas câmaras de resfriamento, escritório, vestiários e espaço de manipulação.
O secretário da Agricultura, Ernani Polo, prontamente agilizou os contatos e marcou uma reunião com os secretários dos estados de Santa Catarina e São Paulo em Brasília para esta quinta-feira, 06 de julho, e levará o pleito ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).