Você está visualizando atualmente Presidente da Amau defende saúde preventiva em Seminário das PICS

Evento realizado nesta quinta-feira na UFFS – Campus Erechim contou com dezenas de participantes e elaborou carta de compromisso

O Fórum Regional de Prevenção e Promoção da Saúde do Alto Uruguai – que tem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai – Amau como membro – realizou nesta quinta-feira, dia 8, o  Seminário sobre as PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento, realizado na UFFS – Campus de Erechim, contou com dezenas de participantes.

Leandro Marcio Puton, presidente da Amau e prefeito de Gaurama, falou do comprometimento da associação diante tema. “Estamos dando sequência ao debate sobre as PICS dentro da Amau, respeitando a particularidade de cada gestor público. Conforme ele, o que é preocupante é o número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de todos os municípios. “Por isso entendemos que mudar o foco da saúde pública é necessário. A saúde convencional, com todos os seus profissionais é fundamental, mas precisa-se fazer algo mais. Por isso que enquanto Amau, aceitamos o desafio de fazer parte deste fórum para debater e construir caminhos alternativos”, falou.

“Neste sentido a Amau, através da sua Escola de Educação e Gestão, estará ofertando um curso para servidores efetivos para esclarecer sobre o funcionamento das PICS”. Todos os municípios estão aptos a ofertar estas práticas e citou o exemplo de Gaurama, que já oferece algumas práticas, tendo resultados significativos. “Através da Amau, estamos abrindo este caminho para que outros gestores também conheçam a sua atuação”, disse Leandro, concluindo que “não vamos medir esforços para que esses objetivos se consolidem e definitivamente tenhamos qualidade de vida e uma proposta de saúde preventiva na região Alto Uruguai”.

No evento foi elaborada uma carta de compromisso que deverá ser entregue aos candidatos a prefeitos e vereadores da região. O documento apresenta as objetivos do Fórum a respeito das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

 

Deixe um comentário