Você está visualizando atualmente Presidente da AMAU participa de audiência na Casa Civil em Brasília

O presidente da AMAU, Beto Bordin, participou de uma importante audiência na terça-feira, 11 de julho, com o Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A audiência foi solicitada pela bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, coordenados pelos Deputados Alceu Moreira e Carlos Gomes. E também estiveram presentes o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira e o presidente da AMUNOR – Associação dos Municípios do Nordeste Rio-Grandense, Jacir Miorando.
A pauta da reunião é a liberação de mais recursos para os municípios que decretaram situação de emergência, atingidos pelas fortes chuvas ocorridas no mês de junho.
Através de uma manifestação, a Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU, por decisão dos prefeitos em assembleia ordinária solicita ao Governo Federal através da Presidência da República, Senadores e Deputados Federais para que seja revisto o corte dos recursos no Ministério de Agricultura, não havendo o contingenciamento para os Municípios que decretaram situação de emergência, fazendo com que tenham a garantia de indicação completa e não parcial como houve manifestação do corte de 50% dos valores.


Para o presidente da AMAU, Beto Bordin, “a audiência foi muito importante, pois estamos buscando mais recursos para nossos municípios e com este debate com o Ministro Eliseu, temos a esperança de conseguir esses auxílios que vão ajudar a reconstruir os danos causados pela forte chuva que atingiu a região. Hoje no estado são 149 municípios em situação de emergência. Por isso, também a importância da presença dos deputados federais gaúchos e do presidente da Famurs.
Dentre as adversidades que assolaram localidades dos municípios do Estado estão enxurradas e chuvas intensas. De modo geral, áreas rurais foram as mais afetadas. Com a homologação da Situação de Emergência pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o município passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária. Por sua vez, o reconhecimento da União garante aos municípios uma garantia quanto a benefícios como ajuda humanitária, dispensa de processo licitatório, repasse de recurso, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho, e outros.

Deixe um comentário