O presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski prestigiou na noite de terça-feira, 03 de abril, no salão de atos da URI Erechim, a aula inaugural do Curso de Medicina.
O evento foi prestigiado por diversas lideranças acadêmicas e civis, além de médicos, professores e os primeiros acadêmicos do Curso.
O Presidente da AMAU, Ademir Sakrezenski, disse que Erechim e a região serão os grandes beneficiados com esse novo projeto. “Primeiramente quero parabenizar a URI pela conquista, mas quero dizer que chegou o que estava faltando, este curso de Medicina. É um sonho pra nossa região, um sonho que se concretizou. Acompanhei esta caminhada até chegar a este momento. Parabenizar a todos os evolvidos nesta batalha. A região merece esta conquista. Desde o primeiro momento em que a AMAU foi procurada, este projeto sempre teve o apoio dos prefeitos. Estamos conscientes dos grandes benefícios que teremos em breve para a região do Alto Uruguai”, salientou o prefeito.
Para o Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, que prestigiou a Aula Inaugural, esse é um momento histórico para a Universidade. “Se não sonhamos, as coisas não acontecem. A conquista do Curso de Medicina é uma prova de que não devemos parar de sonhar. Ao longo da nossa história, implantamos praticamente um curso por ano, prova de que sonhamos e realizamos”, afirmou Spinelli.
O Diretor-Geral do Câmpus, Paulo José Sponchiado, fez um relato de todos os passos realizados durante os últimos sete anos na busca do Curso de Medicina, desde a criação do projeto, a mudança de regras por parte do governo federal, o esforço de lideranças locais para trazer o curso para Erechim, até a aprovação do Ministério da Educação para a implantação do Curso de Medicina na URI. E deixou um recado aos primeiros acadêmicos: “O Curso vai ser construído também e principalmente por vocês. Por isso, aproveitem tudo o que esta Universidade lhes oferece neste espaço de tempo em que estaremos juntos. Que seja um tempo de interação, sinergia e de construção desta que é uma das mais importantes profissões da humanidade. Não desistam de seus sonhos, assim como nós jamais desistimos de realizar o sonho de ter o curso de Medicina na URI Erechim”, concluiu.
Após os pronunciamentos, aconteceu uma conferência sobre o tema: “A arte de ser médico”, ministrada pela médica Mariangela Badalotti, uma das maiores expressões da medicina gaúcha. Para a palestrante, que é natural de Erechim, foi uma grande alegria participar deste momento histórico para a Universidade, para Erechim e região. “É um momento único na minha vida, principalmente por saber que o objetivo do curso é o humanismo e a ética”, disse a palestrante.
Ao analisar a temática da sua conferência, apontou 10 pontos que são fundamentais na arte de ser médico: formação ética sólida; empatia; respeito pelo paciente e sua cultura; comprometimento e dedicação; humanismo e solidariedade; empenho e persistência; bom senso e sabedoria; postura ética adequada; amor à profissão; e bom humor. “Fazer medicina é melhorar a qualidade de vida da população. Com simplicidade e humildade, devemos cumprir essa missão com sabedoria e conhecimento”, resumiu a conferencista.