O presidente da AMAU e vice-presidente da FAMURS, Marcelo Arruda, falou em nome dos 497 municípios gaúchos
Foram realizados nesta terça-feira (12/12), no Palácio Piratini, o lançamento do programa Reconstrói no Campo e a assinatura dos convênios da primeira fase do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo. As iniciativas do governo do Estado devem injetar R$ 69 milhões na agricultura familiar de municípios atingidos por eventos climáticos adversos neste ano. O governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, participaram da cerimônia.
O governador destacou que o apoio à agricultura familiar resulta em mais produção de alimento com sustentabilidade, geração de renda e permanência das novas gerações no campo. Leite também reforçou que o Estado está ao lado dos produtores que sofreram com os eventos climáticos. “As medidas que estamos anunciando hoje se somam às ações de reconstrução e apoio aos municípios que já vínhamos realizando. Para todos aqueles que foram afetados, quero dizer que saibam que não estão sozinhos. Tudo o que for possível será feito. Juntos vamos superar esse momento difícil”, disse.
O presidente da AMAU e vice-presidente da Famurs, Marcelo Arruda (prefeito de Barra do Rio Azul), falou em nome dos 497 municípios gaúchos: “governador, vivemos um ano de muitos desafios; Mais uma vez nosso estado foi fortemente atingidos pelos fenômenos naturais. Depois de três secas seguidas, agora são as enxurradas que destroem cidades e o meio rural, gerando inúmeros impactos sociais e econômicos”, pontuou,
Arruda fez uma análise também sobre a queda de receitas dos municípios: “de forma abrupta o Congresso Nacional nos tirou, dos estados e municípios o ICMS que comprometes as receitas e a saúde financeira, e que nos levam neste momento ajustes necessários para que possamos manter os municípios e o RS prosperando, para não voltarmos a viver aquele estado de cinco anos atrás”.
Também aproveitou o momento para agradecer: “Governador Eduardo Leite, pela primeira vez na história, o senhor e sua equipe estão nos auxiliando de forma inédita na Defesa Civil, com apoio a todos os municípios em situação de emergência e calamidade”.
Ainda teve tempo de expressar gratidão ao secretário Ronaldo Santini: “o senhor recebeu a missão de conectar o governo com a agricultura familiar, agroindústrias, Emater, e a cada dia comprova a importância dessa secretaria. O governador mais uma vez se apresenta inovador e preocupado em auxiliar também aqueles que estão sofrendo muito na ponta, os agricultores, que perderam na seca, e agora perdem o solo com as enxurradas”, salientou Arruda.
Juntamente com Marcelo Arruda, estava presente ao evento o prefeito de Três Arroios, Carlos Burille, o secretário de Administração de Aratiba, Leonardo Bortolotto, a gerente regional da Emater, Fernanda Carla Tacca Angonese, entre outros.
Nesta primeira etapa do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo foram contemplados 22 municípios. A iniciativa tem o propósito de disponibilizar recursos para a recuperação de áreas cultiváveis em cidades que tiveram perdas decorrentes do ciclone extratropical que atingiu o Estado entre 15 e 16 de junho de 2023, buscando restabelecer plenamente sua capacidade produtiva. O objeto do convênio é a aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura. O investimento do Estado nesta etapa é de R$ 10 milhões.
A etapa II do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo será voltada para a recuperação de áreas cultiváveis de municípios do Vale do Taquari, da Serra e do Norte do Estado, que tiveram perdas decorrentes de chuvas intensas e alagamentos.
Fotos: Maurício Tonetto/Secom