Na manhã desta sexta-feira (26), estiveram reunidos na Sala da Diretoria da Vigilância em Saúde, membros da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e representantes do Hospital de Caridade de Erechim, Hospital Santa Mônica e Unimed, para tratar de assuntos referentes ao Monkeypox Vírus – mais conhecido como Varíola do Macaco.
Na ocasião foram abordadas orientações referentes a notificação de casos suspeitos, coleta de amostras de material para análise, fluxogramas de atendimento, bem como orientações ao paciente como cuidados e medidas de isolamento.
A secretária de saúde Eclesan Palhão ressalta que Erechim não tem casos confirmados, mas o serviço público vem saindo na frente no sentindo de orientar todo o município.
“Cabe salientar que as Unidades Básicas de Saúde e Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim já foram capacitadas e orientadas já tendo essa organização prévia afim de não sermos pegos de surpresa se houver algum caso da doença nos munícipes”, destaca a titular da pasta da Saúde.