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Na manhã de quarta-feira (30 de novembro) e nesta sexta-feira (2) representantes das secretarias, Ouvidoria e Setor de Protocolo fizeram capacitação com a empresa System

A transformação digital avança na Prefeitura de Erechim e está simplificando processos administrativos e desburocratizando a gestão pública. A segunda onda da digitalização chega a 65% dos serviços públicos, e ela somente é possível porqueestá tendo a colaboração da comunidade, e, também, muito treinamento dos servidores públicos. Na manhã de quarta-feira (30 de novembro) e sexta-feira (2), servidores das secretarias, Ouvidoria e Setor de Protocolo fizeram capacitação com representante da empresa System sobre o sistema e abertura de processos.

Processo complexo

Segundo o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, a transformação digital está exigindo muito de todos, tanto de servidores quanto da comunidade, porque envolve uma mudança de comportamento e hábitos.

“Um ponto importante, estamos realizando muitos treinamentosinternos com os servidores públicos das12 secretarias para estruturar todo este processo. E todo este esforço está sendo recompensado porque já está deixando o serviço mais ágil e eficiente para a população”, explica.

Conforme diretor dTransformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, nesta segunda onda da transformação digital, o nível de complexidade está ficando cada vez maior. “À medida que a digitalização avança, o grau de dificuldade dos processos aumenta, porque tudo que é feito em papel está sendo digitalizado e, assim, muda toda a metodologia de trabalho. E, por isso, a capacitação é fundamental porque a solução da demanda virá da secretaria correspondente, se for de árvore será na Secretaria do Meio Ambiente, asfalto, na Secretaria de Obras e assim por diante”,observa.

O ouvidor, Fabrício Uilson Mocellin, explica que este treinamento realizado com a empresa System foimuito importante para orientar e aperfeiçoar os canais que recebem as demandas do município. “Muitas vezes os pedidos feitos na Ouvidoria deveriam ser realizados diretamente na Secretaria da Fazenda, por exemplo, ou vice-versa. Então, este treinamento serviu para mostrar a importância da orientação ao cidadão e do uso certo do sistema”, afirma.

E, acrescenta, “hoje, todas as demandas encaminhadas para a Ouvidoria são feitas digitalmente, no entanto, é importante, primeiro, solicitar a demanda na secretaria correspondente, e depois, se não for atendida a solicitação, fazer o registro na Ouvidoria”.

Papel Zero

A transformação digital também está ligada ao projeto Papel Zero, outra iniciativa da Prefeitura de Erechim que, nos últimos dois meses, conseguiu reduzir o uso de 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.

Baixe o aplicativo SysCidadão

Os serviços digitalizados podem ser solicitados de maneira on-line pelo site ou via aplicativo gratuito SysCidadão, que pode baixadono celular. Hoje, o cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis digitalmente.

A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e integra o programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.

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