A Unidade Básica de Saúde (UBS) Progresso realizou na quarta-feira (9) um novo encontro com grupo de gestantes. Na oportunidade, Noelen da Maia que é formada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul e mestre em Ciências Humanas pela instituição, falou sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Segundo a especialista, direitos reprodutivos são direitos fundamentais de toda pessoa. Tais direitos garantem o exercício da sexualidade e da reprodução de forma livre e responsável. Além disso, esses direitos são uma forma de combate à violência contra a mulher, ao mesmo tempo que precisam deste combate para sua eficácia.
“Portanto, falar sobre violência contra a mulher e direitos reprodutivos são coisas indissociáveis. Considerando que os casos de violência contra a mulher ainda são um grande problema social, a difusão da informação é uma grande aliada neste combate”, disse Noelen da Maia.
Além da palestrante convidada, o encontro contou com a participação da enfermeira Sônia Ferreira e das Agentes Comunitárias de Saúde.
Todas as gestantes que realizam o acompanhamento de pré-natal na Unidade Básica de Saúde Progresso estão convidadas a participar do próximo encontro, que acontecerá no dia 7 de dezembro, às 14 horas.