A primeira remessa do cronograma de entrega dos uniformes foi destinada para estudantes de três Escolas Municipais do Sistema Municipal de Ensino.
A auxiliar de limpeza, Andressa de Oliveira, que tem quatro filhos nas Escolas Municipais comenta o quanto o uniforme escolar vai fazer a diferença no dia-dia. “Vai ser melhor por causa da segurança, na entrada da escola principalmente, para evitar um monte de coisa, além de ser um conforto nestes dias mais frios”, explica.
As peças do uniforme escolar começaram a serem entregues nesta quarta-feira (1), em três Escolas Municipais do Sistema Municipal de Ensino. Essa é a primeira remessa do cronograma de entrega. O investimento da Prefeitura de Erechim para a implantação do Uniforme Escolar é de mais de quatro milhões de reais, que integra o programa municipal Investe + Erechim.
Conforme explica a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, com o uniforme, crianças e adolescentes regularmente matriculadas nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino vão ter o mesmo nível de igualdade, conforto e identificação para evitar possíveis situações de perigo na entrada e saída das escolas. “Estamos investindo em modernidade, dignidade, cidadania nas nossas Escolas Municipais. Trabalhamos com a certeza que estamos no caminho certo para fortalecer a Educação e criar jovens preparados para o futuro”, destaca a secretária Verenice Lipsch.
“Uma iniciativa muito boa. O uniforme faz todas crianças estarem iguais, com mais conforto, segurança e mais quentinhos também”, comenta a dona de casa, Maria Helena da Silva que é mãe do Alexander Vinicius da Silva que tem quatro anos e estuda na Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann.
Há 15 anos atuando nas Escolas Municipais, a professora Anelise Bianchi que está na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, classificou o momento como impar e bastante esperado. “Um momento extremamente importante para as crianças e as famílias, tendo em vista a oportunidade de todos estarem na escola uniformizados, isso garante também a segurança, deles estarem bem agasalhados que é uma preocupação neste período, e o fato de dar oportunidade e equidade”, pontua a professora.
O cronograma com a empresa que está confeccionando os uniformes prevê entregas semanais nas escolas, com objetivo que todo material tenha sido entregue até o fim do mês de junho. Cada estudante a partir da idade obrigatória (pré ao 9º ano), vai receber 14 peças de roupas, entre elas, camiseta, moletom, jaqueta, meia, bermuda, leggin, calça, tênis e mochila.
“Achei excelente, para as crianças é melhor estar todo mundo igual”, comentou a dona de casa, Fernanda Matias que tem mais de dez sobrinhos estudando na Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, comentou que este trabalho para que mais de cinco mil estudantes recebam o uniforme escolar é um impacto social de igualdade muito positivo para toda comunidade erechinense. “O uniforme para nossos estudantes é reafirmar nosso compromisso com o futuro da educação, com investimentos de forma igualitária em todas nossas escolas, com mais conforto e segurança, e vendo estes dias mais frios, também uma garantia de proteção para todos nossos jovens e melhorar a vida das famílias da nossa cidade”, finaliza.