Orientações e técnicas foram repassadas pelos agentes da Defesa Civil e Força Voluntária. Entre elas, manobra de Heimlich e reanimação cardiorrespiratória
A Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai realizaram treinamento de primeiros socorros com a Liga Acadêmica de Saúde da Família – URI Erechim, formada por universitários da área da saúde, na semana passada.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica, o objetivo deste treinamento é repassar informações – e realizar na prática – sobre as técnicas para atender pessoas em caso de acidente ou mal súbito, para assim evitar o agravamento da situação.
Ele comenta que, na ocasião, os universitários puderam aplicar a manobra de Heimlich, que é uma técnica utilizada nos casos de asfixia. “A pessoa pode se asfixiar por um pedaço de comida ou outro tipo de corpo estranho, que fica entalado nas vias respiratórias e impede a pessoa de respirar, podendo levar até a óbito, por isso é importante os primeiros socorros”, explica.
Além disso, eles receberam orientações e praticaram técnicas em caso de desmaio, reanimação cardiopulmonar ou reanimação cardiorrespiratória (RCP) e controle de hemorragia.
Missão
A Defesa Civil e Força Voluntária, juntas, elas têm como objetivos proteger vidas, atuar na prevenção, mitigação e resposta à incidentes no município de Erechim, afirmam o presidente da Força Voluntária Alto Uruguai, Adir Antônio de Lima, e o coordenador operacional, Alan Medeiros Leal. Eles ressaltam que esta parceria vem sendo muito positiva para o município.
Emergência
Em caso de emergência ligue para o 199 ou para o celular (54) 99144-2450